top of page

O que faz um endocrinologista?

Você está em equilíbrio com seu corpo?

Saiba de que forma o ENDOCRINOLOGISTA pode ajudar.

Conheça aqui as áreas de atuação deste especialista.

     Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer por alterações hormonais, nutricionais e genéticas.

Sobrepeso e Obesidade

     Representa risco à saúde de crianças e adultos. è multifatorial, sendo as principais causas o sedentarismo e erros alimentares, mas pode ser secundária a problemas hormonais que devem ser descartados antes de qualquer tratamento.

     A base do tratamento consiste em reeducação alimentar, atividade física e algumas vezes medicações para controle do apetite e compulsão alimentar. O balão intragástrico é uma possibilidade de tratamento em casos selecionados. A cirurgia bariátrica é indicada em obesos mórbidos com pelo menos 2 anos de tratamento clínico sem sucesso.

     Para determinar o quanto você está acima do peso, atualmente dispomos de métodos mais acurados que o simples cálculo do índice de massa corporal (IMC= peso / altura2). Através da bioimpedância podemos determinar principalmente a quantia de gordura e massa magra, possibilitando adequar a atividade física conforme a distribuição de massa gorda x massa magra e determinar o quanto realmente você necessita emagrecer. Mais detalhes sobre a bioimpedância são fornecidos neste site.

Alterações do Crescimento

Puberdade Precoce ou Atrasada

     Crianças que desenvolvem precocemente as mamas (meninas), aumento dos testículos e do pênis (meninos), pêlos pubianos e axilares (meninos e meninas) podem apresentar distúrbio hormonal que deve ter a sua causa investigada e devidamente tratada a tempo de não afetar a altura final.

     A falta de desenvolvimento dos caracteres sexuais em meninos e meninas acima de 14 anos também deve alertar os pais a procurarem um endocrinologita.

Problemas de Tireóide

Osteoporose e Metabolismo Ósseo

Inclui problemas hormonais (hipotireoidismo e hipertireoidismo) e nódulos de tireóide. Aumento do volume do pescoço, dificuldade de deglutir, nervosismo, alterções do sono e do ritmo intestinal, perda ou ganho de peso inexplicado podem indicar problemas na glândula tireóide. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alterações do Colesterol e Triglicerídeos 

Alimentação inadequada, sedentarismo e algumas doenças podem causar alterações do perfil lipídico em adultos e crianças. O risco de futuras complicações cardiovasculares (infarto e derrame) é reduzido com o tratamento adequado e precoce. 

Diabetes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Se você tem mais de 45 anos, história familiar de diabetes, tem pressão alta, está acima do peso ou tem aumento da circunferência abdominal, você tem risco aumentado para desenvolver diabetes do tipo 2.

     Estima-se que dois terços da população desconheça ser portadora de diabetes, doença silenciosa que pode afetar a visão, o funcionamento dos rins e causar infarto e derrame, dentre outras complicações, quando não diagnosticada precocemente ou quando mal controlada. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Doença das Glândulas Adrenais

Doenças da Hipófise

     Tumores desta glândula podem causar o surgimento de leite nas mamas, diminuição do desejo sexual, alterações da menstruação, além de dores de cabeça e alterações visuais.

    

     Glândulas localizadas sobre os rins que quando alteradas podem causar aumento dos pêlos no corpo, alterações da pressão arterial, aumento de peso, estrias violáceas, escurecimento das mucosas, entre outras alterações.

     A osteoporose é uma doença endócrina mais prevalente após a menopausa. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem indicar enfraquecimento ósseo.

     Procure um endocrinologista para diagnóstico precoce, tratamento adequado ou prevenção deste problema.

Distúrbios Menstruais e Infertilidade 

     Excesso ou falta de menstruação podem indicar problemas hormonais que devem ser investigados e tratados de forma adequada. Quando a menopausa é diagnosticada, em casos selecionados, pode ser necessária a reposição hormonal para amenizar o desconforto causado pela redução de hormônio feminino.  

     Dificuldade para engravidar ou história de aborto muitas vezes se deve a alterações da tireoide, aumento da prolactina ou pode  estar associado a síndrome dos ovários policísticos, causas tratáveis de infertilidade. 

Excesso de pêlos corporais 

     Pode representar aumento das taxas de hormônios masculinos que também pode causar alterações da menstruação e aparecimento de acne.

Andropausa 

     Os hormônios masculinos diminuem quando o homem envelhece e quando esta queda é excessiva causa cansaço, diminuição da força muscular, diminuição do desejo sexual e dificuldade de ereção. Após a avaliação detalhada do endocrinologista, a reposição hormonal pode ser indicada.

bottom of page